28ª Conferência Nacional da UNALE
A Conferência Nacional da Unale é realizada anualmente e tem o objetivo de reunir parlamentares estaduais e federais, servidores legislativos nacionais e estrangeiros, autoridades governamentais, conferencistas internacionais e membros dos poderes legislativos.
Neste ano, na sua 28ª edição, a o evento terá como tema central “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no Tempo da IA e das Emergências Climáticas”, com foco em debater o advento da inteligência artificial no contexto dos Parlamentos Estaduais e as novas ferramentas e mecanismos que a inovação tecnológica apresenta.
Além disso, no ano em que a COP30 será realizada no Brasil – em novembro, em Belém, na capital do Pará -, a discussão sobre as emergências climáticas que afetam todo o mundo é de suma importância no âmbito do Poder Legislativo Estadual, principalmente, por ser realizada em um estado que sofreu a sua maior crise climática há pouco mais de um ano, como é o caso do Rio Grande do Sul.
Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, receberá a 28ª Conferência Nacional da Unale. Com 127 mil habitantes, o município localizado na serra gaúcha é conhecido no cenário nacional como a “capital brasileira do vinho”, devido ao fato de ser pioneira na produção vinícola no país e no desenvolvimento do enoturismo – modalidade de turismo centrada no mundo do vinho.
Com 27 edições realizadas em mais de 18 estados brasileiros, a cidade sediará pela primeira vez o maior evento parlamentar da América Latina.
- Confira a grade de horários
Programação Oficial
Acesse a programação oficial com dias, palestrantes, tema e horário para planejar sua participação.
- cadastre-se agora
Inscrições Abertas
Preencha seus dados e confirme sua participação no maior encontro parlamentar da América Latina.

Bento Gonçalves - RS
Bento Gonçalves, localizada a 124 km de Porto Alegre, possui cerca de 127 mil habitantes e é reconhecida como a “Capital Brasileira do Vinho” por seu pioneirismo na produção vinícola e no desenvolvimento do enoturismo. O principal atrativo da cidade é o Vale dos Vinhedos, que ocupa 72 km² entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Desde 2008, o Vale é o roteiro turístico mais visitado da região e referência nacional em certificações de vinhos.
REALIZAÇÃO

